LISTA DAS ESPÉCIES DE EPHEMEROPTERA REGISTRADAS PARA O BRASIL

 

F.F. Salles, E.R. Da-Silva, M.D. Hubbard & J.E. Serrão

 

A Lista das espécies de Ephemeroptera registradas para o Brasil apresentada neste site faz parte de um artigo, em fase final de preparação, desenvolvido pelos quatro autores acima citados. Apesar de ainda não ter sido publicado, julgamos conveniente disponibilizar a lista uma vez que a consideramos de extrema valia àqueles interessados no estudo dos Ephemeroptera, tanto da fauna brasileira como sul-americana. Casa haja necessidade de fazer citação à lista, aqui segue a maneira correta: Salles, F.F., Da-Silva, E.R., Hubbard, M.D. & Serrão, J.E. 2004. Lista das espécies de Ephemeroptera registradas para o Brasil. (data de edição (dia) de (mês) de 2004). URL http://www.insecta.ufv.br/Entomologia/cien/sistematica/ephemeroptera/ephembrasil/lista.htm.

A lista apresentada foi baseada primariamente no catálogo de Ephemeroptera da América do Sul (Hubbard 1982), acrescida dos artigos com referência ao país publicados desde então. A listagem, apresentada em ordem alfabética, encontra-se dividida em seções destinadas às famílias, subdivididas por sua vez em gêneros e finalmente em espécies. Autor e ano dos gêneros e espécies, assim como os sinônimos de uma espécie, quando existentes, são fornecidos, permitindo rápido acesso às descrições originais. Citações complementares às descrições originais, apesar de não constarem na lista, encontram-se inseridas na BIBLIOGRAFIA, de forma que o leitor pode ter acesso a toda bibliografia utilizada no trabalho.

Após o nome das espécies, a sigla do estado, ou estados, onde ela se encontra registrada aparece entre colchetes. Quando uma espécie está registrada para mais de um estado, os da mesma região encontram-se separados por vírgulas, enquanto aqueles de regiões distintas aparecem separados por ponto e vírgula.

As SIGLAS seguem o padrão normal para abreviação dos estados: Região Sul. PR, Paraná; RS, Rio Grande do Sul; SC, Santa Catarina. Região Sudeste. ES, Espírito Santo; MG, Minas Gerais; RJ, Rio de Janeiro; SP, São Paulo. Região Centro-Oeste. DF, Distrito Federal; GO, Goiás; MS, Mato Grosso do Sul; MT, Mato Grosso. Região Nordeste. BA, Bahia. Região Norte. AC, Acre; AM, Amazonas; PA, Pará; RO, Rondônia; RR, Roraima.

Em poucos casos, ou por faltar uma referência mais específica sobre a localidade (alguns trabalhos antigos citavam a localidade da espécie apenas como Brasil), ou pela referência constar apenas de uma localidade sem especificação do estado (e várias localidades homônimas ocorrem em diferentes estados), dois pontos de interrogação (??) aparecem entre colchetes. E, finalmente, quando não se sabe o estado, porém a região onde a espécie foi encontrada é conhecida, o nome da mesma é escrito por extenso.