IUSSI - Brazilian Section
(International Union for the Study of Social Insects)

 
Uma breve história da Seção Brasileira da IUSSI
 

Até 1982, os cientistas brasileiros trabalhando com insetos sociais eram afiliados à Seção da IUSSI do Hemisfério Ocidental, que englobava as Américas e a Austrália. Em agosto de 1982 foi criada a Seção Latino-Americana, durante o IX Congresso Internacional da IUSSI, em Boulder, Colorado, EUA. Em setembro de 1984, a regional brasileira da Seção Latino-Americana foi criada com os seguintes membros:

• Vera Lúcia Imperatriz Fonseca – presidente
• Carlos Roberto Ferreira Brandão - vice-presidente
• Astrid Kleinert-Giovannini – secretária
• Gilberto Fernando Xavier – tesoureiro

Em 1986, a diretoria da regional passou a ter a seguinte composição:

• Flávio Henrique Caetano – presidente
• Vera Lúcia Imperatriz Fonseca - vice-presidente
• Carminda da Cruz Landim – secretária
• Maria José Hebling Beraldo – segunda secretária
• Darwin Beig – tesoureiro
• Regina Lúcia M. Silva Morais segunda-tesoureira

Em 1993, a diretoria da regional passou a ter a seguinte composição

• Warwick Estevam Kerr – presidente
• Gabriel Augusto Rodrigues de Melo – secretário
• Ana Maria Bonetti - tesoureira

Em 1994, o secretário da Seção Latino-Americana, Dr. Klaus Jaffé, propôs a separação da Seção em três: Bolivariana, Mexicana e Brasileira. Estas três novas seções foram oficialmente criadas durante o encontro do Comitê Internacional, em 25 de agosto de 1994.

A Seção Brasileira da IUSSI passou a ter a seguinte diretoria:

• Lionel S. Gonçalves - presidente
• Zilá Luz P. Simões - vice-presidente
• David De Jong – tesoureiro
• Carlos Roberto F. Brandão - 1º secretário
• Eliana Marques Cancello - 2ª secretária

A diretoria da nova seção procurou aumentar o número de afiliados e inclusive trazer o congresso internacional da IUSSI para o Brasil. Durante a realização do Congresso Internacional da IUSSI em Paris, em 1994, havia dois concorrentes para realizar o Congresso seguinte, Austrália e Brasil, mas infelizmente o Comitê Internacional optou pela realização do Congresso de 1998 na Austrália. Aquela diretoria conseguiu fazer os Estatutos da “IUSSI - Seção Brasileira”, que foram aprovados em Assembléia Geral e publicar quatro boletins.

 

O que tem sido feito pela IUSSI Brasil?

 

Em junho de 1998, os dirigentes atuais da IUSSI Brasil foram eleitos:

• Evaldo F. Vilela – presidente
• Lúcio A. O. Campos – vice-presidente
• José H. Schoereder – secretário
• José E. Serrão – tesoureiro

A lista de afiliados da Seção Brasileira da IUSSI é relativamente longa, ainda que vários membros não possam ser contatados atualmente, devido a mudanças de endereços. Muitos simplesmente deixaram de responder às mensagens e correspondências da Seção, nas tentativas feitas para aumentar a comunicação com os afiliados, através de boletins anuais. O primeiro boletim da Diretoria atual (Boletim da Seção nº 8) foi enviado aos associados em julho de 1999 e o segundo (Boletim nº 9), em abril de 2000.

No Boletim nº 8, os membros foram estimulados a comunicar mudanças de endereço e, o que seria ainda mais importante, a mandar seus endereços de e-mail. Alguns membros responderam, o que permitiu que o Boletim nº 9 fosse enviado como um arquivo anexado por e-mail a estes membros. Como alguns membros não enviaram seus endereços, seus e-mails foram obtidos a partir de páginas na internet, com um sucesso parcial.

Durante o 13º Congresso Internacional da IUSSI, em Adelaide, na Austrália, na virada do ano de 1998 para 1999, foi feito um encontro dos membros da Seção Brasileira, no qual a Diretoria foi representada pelo Prof. Dr. Carlos Roberto F. Brandão. Durante este encontro, os membros presentes deram importantes sugestões para a revitalização da Seção.

As sugestões foram recebidas e tentamos colocá-las em prática. Uma delas foi a construção de uma página na internet, que só pôde ser viabilizada agora devido à falta de recursos, uma vez que continuávamos sem receber anuidades. Outras sugestões eram aumentar a divulgação da Seção através dos boletins, o que foi feito com os boletins nº 8 e 9. O número de respostas a esses boletins e pedidos de pagamento de anuidades foi muito pequeno e outras atribuições foram tomando nosso tempo, em detrimento da Seção.

Em 2000, durante o Congresso Internacional de Entomologia, em Foz do Iguaçu, fizemos uma reunião da Seção Brasileira da IUSSI, agendado no programa do Congresso e divulgado no boletim da Seção Brasileira. Tal encontro resultou também em um enorme fracasso, pois nenhum membro da Seção Brasileira compareceu, além dos membros da Diretoria.

Em outubro de 2002 tentamos mais uma vez, através de uma carta aos associados, reativar a Seção Brasileira da IUSSI. Nessa carta fizemos algumas propostas de reestruturação, enviando junto uma ficha de inscrição para pagamento das anuidades de 2002. Também desta vez pouquíssimas respostas foram recebidas.

 

O que ainda tem que ser feito?

   

A resposta para a pergunta acima é simples: muito! Esta página na internet era um anseio antigo dos membros e da Diretoria para tornar a comunicação entre todos mais dinâmica e atrair novos membros para a Seção. Esta página faz parte, portanto, de uma campanha por novos membros, juntamente com folhetos e cartazes, uma vez que existem no Brasil muitos pesquisadores que trabalham com insetos sociais e que ainda não são afiliados à IUSSI, e muitos que nem sabem de sua existência.

A página também poderá facilitar o pagamento das anuidades, uma vez que a maioria dos membros não tem contribuído para esta que é a nossa única fonte de receita. Devido à falta de recursos, muitos projetos foram deixados de lado.

Com a realização do I Simpósio Brasileiro de Insetos Sociais, pretendemos revitalizar a Seção Brasileira da IUSSI e efetivamente reunir os estudiosos brasileiros dos Insetos Sociais (vejam mais informações em link dessa página).

Durante o Simpósio está agendada uma assembléia da Seção Brasileira da IUSSI, que pretende discutir os futuros rumos da nossa Seção e maneiras de oferecer serviços aos associados. Nesta assembléia pretendemos também eleger uma nova Diretoria, para implementar as sugestões recebidas durante este encontro.