Picture of Servio Pontes Ribeiro
ANOVA
by Servio Pontes Ribeiro - Wednesday, 18 August 2004, 7:26 PM

Prezados,

Estou formalmente inaugurando nosso espaço de discussão sobre ANOVA. Para os Viçosianos, eu decidi no lab a começar um estudo de ANOVA, começando com exercícios e leituras do Zar 1984, Biostatistical Analysis. Claro, GLM approach é algo que pode e deve enriquecer estes estudos, e tenho todo interesse que meus alunos encaminhem nesta direção, mas não antes de entenderem os fundamentos da teoria de Análises de Variancia, base para qualquer GLM, desde uma regressão linear até uma análise de medidas repetidas. Nós então começamos com o cap 11 do Zar, as dúvidas e discussões deverão aparecer aqui, e eu vou checar diariamente ou quase. Comentários avançados do Carlos, Og, ou quem quiser meter o dedo, são mais que bem vindos. Dia 30 discutimos ao vivo no lab, em horário a definir em função dos inícios das aulas.

Bom trabalho

Sérvio

Re: ANOVA
by Servio Pontes Ribeiro - Tuesday, 31 August 2004, 10:00 AM

Olás,

Na primeira discussão de ANOVA, ficou claro deficiências fundamentais, todas ligadas a resistência inata de biólogos para pensar os números que estão a sua frente, e uma falta de conforto (adquirida pela históricamente péssima pedagogia de ensino em matemática usado no Brasil) em manipular valores até entender o que eles possam significar. Após lidar com isto, a compreensão do significado filosófico e prático de uma ANOVA univariada foi reltivamente simples.

Vamos agora rever os conceitos sobre distribuição normal e suas limitações (por minha conta, na próxima discussão) - cap 7 do Zar -  e entraremos em comparações múltiplas e também suas limitações e os abusos usuais deste tipo de análise - cap. 12 do Zar - boa leitura e discussão. Continuo a disposição nesta página

Sérvio

Picture of Teresa Telles Goncalves
by Teresa Telles Goncalves - Tuesday, 31 August 2004, 3:40 PM

Olá, estou tentando estudar as mesmas coisas mas pelo Livro do Crawley, que é o que tenho de material... por enquanto está tudo correndo bem... fiquei um pouco inibida em iniciar alguma coisa para discussão por que não sei se o que vcs estão estudando está diretamente relacionado com o que estou estudando, já que o material é diferente...
Estou gostando bastante da forma como o Crawley trata o assunto, simples e altamente exemplificada... por favor devolvam o Livro do Sérvio, assim talvez alguém possa me orientar melhor sobre o que estudar... assim fico mais segura pra iniciar algum assunto... bjo Teresa.
by Servio Pontes Ribeiro - Tuesday, 31 August 2004, 5:00 PM

Tetê,

Meu livro está com o Fred, e vai levar uns poucos dias para chegar. Chegando te falo. Independente disto me fala o que for pintando de dúvidas ou questões, e eu vou te balizando ok?

Sérvio

Picture of Teresa Telles Goncalves
by Teresa Telles Goncalves - Wednesday, 8 September 2004, 3:50 PM

Ok Sérvio como disse as coisas estão indo bem, sem dúvidas até agora... mas só prá lembrar: galera esse espaço me parece estar sendo pouco utilizado, ou sub-utilizado... a intenção era promover uma discussão e uma maior integração, mas tem acontecido somente Tópicos de informes isso nos deixa vulneráveis quanto à nossa permanência por aqui...

Não sei se agalara não está mesmo animada ou se o moodle ainda é difíci de acessar... abraço em todos Teresa.