Picture of Servio Pontes Ribeiro
Regras
by Servio Pontes Ribeiro - Saturday, 6 August 2005, 7:09 PM

Prezados colegas e alunos,

Devido a um problema no freezer perdemos material biológico importante, informação e tempo. Em parte o incidente se deu por falta de eletricidade em uma tomada, mas a perda maior foi em material acumulado por muitos dias. A maioria do material biológico fresco e diretamente congelado não dura muito sem mofar, e não deve ser mantido por muito tempo. Da mesma forma, o freezer estava entulhado de coisas inúteis e absurdas, incluindo dois peixes.

Cometemos coletivamente alguns erros de planejamento, e estou tentando me redimir da minha ausência no início da linha de produção, porém sem comprometer meu tempo que deve ser dedicado a orientação e finalização de artigos. Assim, eu estou assumindo pessoalmente a função de fiscalizar tanto as coleções quanto o material biológico armazenado no laboratório, mas para que isto dê certo, preciso do comprometimento e ajuda de cada um de vocês.

Abaixo seguem as regras para uso do freezer. Qualquer material encontrado por mim fora destas especificações será jogado fora sem consulta prévia.

1 - É proibido o armazenamento de coletas piloto ou material que não seja das pesquisas deste laboratório. Material de coleta piloto só deve ser trazido para o laboratório com o devido planejamento do tempo de trabalho, a fim de que seja processado imediatamente.
1.2 - Material de coleta piloto e de coletas de aula que não sejam intrinsicamente relacionados com as coletas de longo prazo em andamento no laboratório não devem ser incorporados na coleção sem minha autorização. Aqueles que quiserem manter coleções temporárias sob seus próprios cuidados poderão (e estimulo a) fazê-lo quando os armários forem instalados e cada um tiver seu espaço pessoal (isto está sendo providenciado).

2 - Material fresco principalmente de coleta de batimento, clipping, ou outra forma, rica em matéria orgânica, devem ser processadas em no máximo três meses. O material congelado neste estado deve estar em sacos separados com grandes etiquetas externas, com os seguintes dados:
- Projeto
- Responsável pela coleta
- Data e local da coleta
- Responsável pela triagem
- Data do armazenamento

2.1 - a incorporação temporária de coleta úmida deve obrigatoriamente ser discutida inicialmente comigo e com o Flávio, de forma a otimizar a entrada de dados no Specify e o armazenamento racional de coleções úmidas. Insetos devem ser rapidamente morfotipados e montados, e os espécimens montados facilmente relacionados com os frascos com amostra em álcool, de onde este material saiu.

2.2 -  com excessão do TEAM que tem suas regras próprias, nenhum trabalho de coleta deve ser executado sem devido planejamento do início das triagens após o retorno (quando e quem será responsável é um compromisso a priori saída de campo), reduzindo assim o tempo de armazenamento ao máximo.

3 - Ramos ou outras amostras biológicas para estudos botânicos podem ser armazenados por no máximo um mês a menos que acordado comigo. Preferencialmente, material para estudo de arquitetura ou crescimento deve ser medido no campo, a fresco no lab, ou prensado, dependendo da pesquisa em questão.

4 - É proibido armazenar qualquer coisa que não seja invertebrado ou planta naquele freezer (peixes, pedaços da sogra, pizza mordida, cerveja - aberta ou fechada - ossadas, fósseis, malas com dinheiro, armas biológicas, etc)

5 - Dúvidas ou conflitos devem ser rapidamente relatados a mim. Questões práticas ou mudanças de regra devem ser discutidas eletronicamente. A despeito de usarmos o mesmo espaço físico, podemos passar semanas sem vermos a cara uns dos outros. Desta forma, o acesso e atualização sobre as atividades (práticas, técnicas e científicas) do laboratório passam a ser feitas via acesso ao Termitologia, onde todos os colegas ligados a outras instituições também terão acesso fácil. É MANDATÓRIO que você se inscreva no Termitologia e autorize envio das discussòes para sua caixa de email, de forma a garantir que você não vai perder nada!

6 - Gostaria de receber uma msg de cada um de vocês, via Termitologia, confirmando que leu estas instruções e que se inscreveu no Termitologia.

Abraço

Sérvio
Picture of Janaina Pizzatti Soares
Re: Regras
by Janaina Pizzatti Soares - Saturday, 6 August 2005, 10:23 PM

OK! Sérvio! Já codifiquei as regras!

Bjs

Jana

Picture of Milton Barbosa Jr.
by Milton Barbosa Jr. - Sunday, 7 August 2005, 6:10 PM

OK!

Milton

Picture of Marcos Toledo Seniuk
by Marcos Toledo Seniuk - Monday, 8 August 2005, 11:11 AM

Cervejinha entao nem pensar, ne?

Brincadeiras `a parte, entendido o recado.

Um abraço.

Picture of Alexandre Cortez do Amaral
by Alexandre Cortez do Amaral - Monday, 8 August 2005, 2:20 PM

Entendido o recado e a triagem está sendo feita o mais rápido possível.

Abraço, Alexandre.

Picture of Marcelo R. Pereira
by Marcelo R. Pereira - Monday, 8 August 2005, 2:42 PM

OK.

Agora, colocar pilha para recarregar, chicletes para aproveitar o gosto depois e Coca Cola aberta com colher no bico também não pode? E o todinho pra ficar geladinho na hora do lanche?

Poxa, assim é foda!!!

No mais eu concordo!

Picture of Paula Siqueira
by Paula Siqueira - Monday, 8 August 2005, 3:27 PM

Ok Sérvio!

Tudo entendido!

Qual a possibilidade de ir pro RIO DOCE com você e mais os meninos depois do dia 22? Gostaria de ter a oportunidade de estar no campo pra pensar na minha "função" dentro do laboratório.

até mais.

Um abraço,

Paula

Picture of Flavia Araujo Esteves
by Flavia Araujo Esteves - Monday, 15 August 2005, 10:00 AM

OK!          Flávia