Picture of Luís Francisco Mello Coelho
retomando o contato
by Luís Francisco Mello Coelho - Monday, 17 October 2005, 10:33 PM

Olá pessoal, como vão todos?

estou terminando meu mestrado, defendo em novembro, infelizmente perdi o contato com vcs durante os últimos meses, devido em grande parte ao tempo gasto com a elaboração da dissertação.

no meu projeto pesquisei sobre as hemiepífitas estranguladoras, e pretendo seguir estudando ecologia de dossel.

eu e um amigo iremos fazer uma expedição em breve, para funcionar como um piloto, e é sobre isso que eu quero falar. Nós iremos dedicar cerca de 40 dias em observações no dossel florestal. Nosso objetivo é verificar as possibilidades de se montar plataformas de observação no dossel da Ilha do Cardoso.

Uma das principais referências que temos sobre o tema é: Lowman, M & Bouricius, B. 1995. The construction of platforms and bridges for forest canopy access. Selbyana. v16(2). p.179-184.

gostaria de trocar informações com vcs sobre essa idéia e é claro convidá-los a participar. A expedição será durante os meses de janeiro, fevereiro e março.

bom por enquanto é isso, vamos conversando e eu vou passando detalhes.

Gostaria também de saber o que vcs estão fazendo e como andam os trabalhos no Parque Estadual do Rio Doce e se tem alguém trabalhando na mata atlântica, eu sei da Marcia Rocca, alguém pode me passar o e-mail dela?

De resto gostei bastante da reportagem da Ciência Hoje (jul/05), quero mandar um abraço a turma do curso o Ricardo, o Fred, a Jana, a Nádia, a Ronara, a Teresa, o Leandro, o Benja, o Ivan, a Márcia, o Marcial, enfim à todos e principalmente ao Sérvio e a Talita, pois o curso foi inesquecível e teve um impacto maravilhoso nos rumos da minha vida.

Abraço a todos

Luís Coelho

Picture of Teresa Telles Goncalves
Re: retomando o contato
by Teresa Telles Goncalves - Tuesday, 18 October 2005, 9:25 AM

Oi Luís :-P , que bom que vc retomou o contato conosco, e vejo que está a mil, né??? rs rs rs

Eu terminei o mestrado agora em agosto e assim que eu receber as separatas dos artigos da tese disponibilizo um pdf aqui!!!

Tenho um contato da Marcinha, mas não sei se funciona ainda, mas tente esse e depois me diz se funcionou, :-D !!!

roccacca@hotmail.com

bjim
Teresa. ^-)
Picture of Wesley Duarte da Rocha
by Wesley Duarte da Rocha - Tuesday, 18 October 2005, 9:09 PM

fala Luís, beleza... não sei se já conseguiu falar com a Márcia, mas caso não tenha posso lhe adiantar que ela esta na Suiça! que beleza hein! vou tentar arrumar o contato...

Abraços

tô de volta...

att

Wesley (Spixo)

Picture of Nádia Barbosa do Espírito
by Nádia Barbosa do Espírito - Wednesday, 19 October 2005, 12:10 PM

Oi Luís,

legal ter notícias suas! Eu acabei a graduação e agora estou esperando para ver para onde o mestrado vai me levar...

Tenho muuuuita vontade de conhecer a Ilha do Cardoso, se aparecer uma oportunidade, vou para lá! Depois quero umas informações de como chegar.

Um abração, boa sorte nos novos trabalhos!

Nádia 

Picture of Luís Francisco Mello Coelho
by Luís Francisco Mello Coelho - Wednesday, 19 October 2005, 4:28 PM

Olá é bom ter notícias de vcs!

e nádia pra chegar na ilha é tranquilo, como eu disse estarei lá no começo do ano que vem e sou um bom anfitrião, querendo ir me avise!!

Sobre o projeto alguém já teve experiência de mostar pequenos pontos de observação no dossel? Como por exemplo uma rede, ou uma tábua presa em forquilhas? O que estou interessado é em saber como as aves e mamíferos típicos do dossel reagiam a vcs, pois tenho interesse em realizar observações focais em espécies zoocóricas.

Pretendo montar base na copa de uma emergente próxima à espécies zoocóricas com frutos para realizar as observações. Como pretendemos ficar cerca de 10 dias em cada árvore, pretendemos fazer observações em 4 árvores, estamos pensando em levar uma ou duas tábuas para cima e prendê-las aos galhos da copa com fitas tubulares. Pensamos em ficar cerca de oito a seis horas por dia pendurados.

Uma coisa que ainda não encontrei mas se não me engano eu vi nas fotos do Benja e do Ivan, foi uma armação de corda trançada como uma rede de pesca, sendo usada como plataforma, vcs se lembram dessa "plataforma de corda"?

Falei da Marcia pois ela trabalhou com os beija flores, em breve vou a Unicamp atrás da tese dela. E Tereza, valeu pelo e-mail, se tiver resposta te aviso.

Sobre segurança estamos com um equipo legal, ainda não é tudo que gostaríamos mas está bem completo. É isso aí turma, espero que nos encontremos em breve!

abraço Luís

Picture of Wesley Duarte da Rocha
by Wesley Duarte da Rocha - Thursday, 20 October 2005, 5:39 AM

Luis, como lhe havia prometido... ai vai o e-mail da Marcia Rocca: roccamarcia@yahoo.com.br

bom dia

inte

Wesley (spixo)