Picture of Wesley Duarte da Rocha
escalada na Bahia
by Wesley Duarte da Rocha - Wednesday, 19 October 2005, 2:31 PM

Galera,

passei uma situação real de escalada na Bahia... fui atacado durante a subida por alguma vespas e abelhas, a +ou- 18m de altura, só consegui sair rápido (realmente bem rápido!!!) por ter mantido a tranquilidade na hora de trocar de equipamento... é Sérvio, ainda continuo um cara tranquilo, hein!!!

Uma dica: tranquilidade (necessário para trocar de equipamento, principalmente para os escaladores que fazem avia primeiro... sobem sem a corda de segurança!!!!!!!!)

stress só quando chegar ao chão...haha (brincadeira!)

abraços

inté

Wesley (spixo)

Picture of Teresa Telles Goncalves
Re: escalada na Bahia
by Teresa Telles Goncalves - Wednesday, 19 October 2005, 3:14 PM

Tranquilo mas vivo!!! Pôxa Spixo, que perrengue héin???

Pois eh, nem tudo são flores lá em cima, de vez em quando aparecem alguns insetinhos bacanas como esses, abelhas, vespas, formigas!!! É o que digo, Hymenopteros além de feios são traiçoeiros, hahahaha, brincadeira!!!

Mas valeu a dica... mesmo por que vc tem doutorado nessa questão da tranquilidade!!!

Bjim, Teresa.
Picture of Luís Francisco Mello Coelho
by Luís Francisco Mello Coelho - Wednesday, 19 October 2005, 4:41 PM

Fala Spixo!! como q vc tá? bom que vc conseguiu se safar sem maiores problemas. Também já passei por isso e não é fácil, uma vez a uns 8 m de altura com Apis africanizada (tomei cinco ferroadas na cara e uma na mão) e outra com umas Arapuá a uns dez metros (essa vez foi mais tranquila). Concordo com vc a tranquilidade é tudo, sempre me lembro do Benja fazendo uma troca de equipo rápida a uns dois metros do chão simulando um ataque de abelha, ele demorou pouco mais de um minuto! eu não sei quanto eu demorei, só sei que felizmente elas não me acompanharam até o chão, quando cheguei no chão elas continuaram lá em cima! com vc foi assim tb?

Uma outra dica que eu acrescentaria é o famoso e querido nó de mula, com ele o parceiro de escalada pode nos ajudar a sair do perrengue!

grande abraço

Luís

by Wesley Duarte da Rocha - Wednesday, 19 October 2005, 7:10 PM

Beleza Luis! Felizmente elas também não me seguiram ate ao chão... A propósito Luis, no meu caso o nó de mula não dava para ter sido feito, pois devido à altura não sobrou muita corda para ancoragem com o nó de mula só o suficiente para a volta do fiel...blabla...

Isso é bom pra ficarmos atentos... sempre!!!!

E sempre aproveitando o visual... bom de mais!!

Inté

Wesley (Spixo)

by Luís Francisco Mello Coelho - Friday, 21 October 2005, 12:59 AM

É Wesley, com certeza!

eu também não tinha feito o nó de mula, mas na época eu não tinha feito o curso e não conhecia, inclusive usava a técnica da corda simples!! tsc tsc.

com as arapua foi sossego porque elas não ferroam então é mais fácil ficar tranquilo.

e já que começamos a falar de abelhas, vc conhece algum trabalho enfocando o uso de ocos de árvore como local de nidificação de abelhas? tenho curiosidade sobre esse tema, pois acredito que algumas árvores devem ter uma maior probabilidade de serem colonizadas por abelhas.

abraço e até!

Luís

by Wesley Duarte da Rocha - Sunday, 30 October 2005, 2:11 PM

O Luís!

eu não conheço nenhum trabalho com a nidificação de abelhas em oco de árvores! mas elas podem estar ocupando um antigo local de nidificação das formigas árboreas?

o email da Marcia tá certo!?

Abraços

Wesley (spixo)

by Luís Francisco Mello Coelho - Thursday, 3 November 2005, 9:20 PM

Oba Spixo, até agora sem sinais da Marcinha, vou dar um tempo e tentar de novo. tem tb o tal do "yogurt", será que ela faz parte?? vou tentar tb um contato com o Benja e com o Ivan! Pra mim seria muito legal conversar sobre alguns métodos antes de iniciar o projeto.

Agora sobre os ninhos, formigas..., não sei. Já ouvi em palestras sobre aves, que as vezes abelhas utilizam ninhos de joão de Barro abandonado, mas ninhos de formigas nunca vi. Formigas fazem ninhos em ocos? eu já vi um ninho de cortadeiras (Ata ?) sobre árvores, porém os ninhos eram um acúmulo de fragmentos de folhas em uma forquilha, após uma chuva visitei a mesma árvore e o ninho parecia abandonado, será que elas teriam se abrigado no interior do tronco?

Estou bastante interessado em animais que utilizam oco de árvores como local de nidificação, principalmente abelhas e morcegos, não estou procurando nada ativamente, mas acredito que figueiras estranfguladoras devem ser um excelente local para esses animais.

é isso aí

abraço

Luís