1) Qual é a diferença básica entre minas e galhas?
2) Quais são as principais características das substâncias secundárias de plantas?
3) Explique o termo "coevolução" no contexto das interações inseto-planta.
4) Insetos e plantas angiospermas são dois grupos bastante diversificados (isto é, com muitas espécies). Forneça uma explicação para tal fato.

5) Quais os tipos de associações mutualísticas estabelecidas entre formigas e plantas e quais as vantagens obtidas pelas formigas e pelas plantas nestas associações?
6) Se as substâncias secundárias de plantas são tão importantes para a proteção da planta contra insetos herbívoros, porque elas são denominadas "secundárias", ao invés de "primárias"?
7) Cite três estruturas de defesa física das plantas contra insetos.
8) Por que os nutrientes essenciais que governam a fisiologia das plantas não poderiam funcionar também como defesa química da planta contra os insetos? Isto é, porque a defesa química de plantas contra insetos é exercida por substâncias secundárias e não por substâncias primárias?
9) Discuta a afirmativa: "a polinização evoluiu porque os insetos que alimentavam de pólen precisavam garantir a reprodução das plantas de forma que houvesse alimento para as gerações posteriores destes insetos".
10) Um dos maiores problemas da cultura do maracujá é que suas flores são demasiadamente grandes, de modo que a polinização por inseto só ocorre pela visita de mamangavas (abelhas solitárias de corpo grande). Até o momento, não existe uma técnica para criação artificial de mamangavas, que só nidificam em troncos mortos e secos, no meio da mata. Caso você opte pela polinização natural de uma cultura de maracujá, que providências poderia tomar para resolver este problema?
11) Além da polinização, cite outra interação entre insetos e plantas, que traz benefício para a planta.
12) Como evoluiu a preferência alimentar de insetos fitófagos?
13) Explique uma estratégia de escape no tempo, usada por plantas para se defender dos insetos fitófagos.
14) Cite uma estratégia usada por insetos para se alimentar de plantas que têm toxinas.
15) Cite e explique uma vantagem de ser fitófago polífago (isto é, inseto que se alimenta de várias espécies de plantas).
16) Os insetos da ordem Lepidoptera surgiram após o Cretáceo. Forneça uma explicação para tal fato, baseando-se em interações inseto-planta.
17) Menos de 1% da biomassa vegetal no mundo é consumida por insetos, o que sugere que a fitofagia tem obstáculos sérios. Cite e explique um desses obstáculos.

18) Por que a polinização de plantas por insetos (entomofilia) é considerada mais eficiente que a polinização promovida pelo vento (anemofilia)?
19) Quais os tipos de interações positivas e negativas que podem ser estabelecidas entre insetos e plantas?
22) Quais os efeitos causados pelos insetos sugadores nas plantas?
23) Que benefícios os insetos podem obter com a formação de galhas?
24) Pode-se dizer que a predação de sementes é sempre prejudicial para a planta? Por quê?
25) Quais as defesas utilizadas pelas plantas contra a predação de sementes?
26) Quais os problemas enfrentados no estabelecimento de programas de controle biológico de ervas daninhas através do uso de insetos?
27) Por que os insetos são importantes para a manutenção da diversidade de espécies de plantas?

 


 

 

Last modified: Sunday, 10 June 2012, 5:10 AM