1) Qual a diferença básica entre parasita e parasitóide?
2) Que tipo de relações se poderiam apresentar entre a energia utilizada por um predador e o tamanho da sua presa?
3) Um parasitóide foi atraído pelo odor de uma massa de ovos de uma mariposa. Que tipo de substância poderia estar envolvida neste processo?
4) A maioria dos predadores parecem ser polífagos (alimentam-se de muitas espécies de presas), enquanto a maioria dos fitófagos é bem mais especialista (alimentam-se de uma única espécie de planta). Baseado somente neste fato, você espera que existam mais espécies de predadores ou mais espécies de fitófagos? Porque?
5) Um parasitóide foi atraído pelo odor de uma massa de ovos de uma mariposa. Que substância atrativa é essa?
6) Quais as etapas no processo de parasitoidismo?
7) Você foi contratado para montar um sistema de controle biológico de uma lagarta desfolhadora. A praga em questão se movimenta muito, é facilmente visível no campo e não possui pelos urticantes ou defesas similares. Dentre os dois predadores abaixo, qual deles voce escolheria para o controle biológico desta praga? Porque?

8) Qual dos dois insetos representados abaixo (A ou B) poderia ser um ectoparasito de vertebrados? Porque?

9) Cite e explique uma estratégia fisiológica apresentada por um hospedeiro para escapar de um parasitóide, depois que este já ovipositou dentro do corpo do hospedeiro?
10) Como um parasitóide pode evitar as defesas fisiológicas de um hospedeiro?
11) Explique uma estratégia que pode ser usada por um predador para se alimentar de uma presa com tamanho de corpo maior que o predador?
12) Que é "resposta funcional" do predador? (tópico não mencionado em aula, veja livro de Ecologia nutricional de insetos, na BBT)
13) Que é "resposta numérica" do predador? (tópico não mencionado em aula, veja livro de Ecologia nutricional de insetos, na BBT)
14) Você foi contratado para montar um sistema de controle biológico de uma cochonilha. A praga em questão é praticamente séssil (se movimenta muito pouco) e possui uma carapaça resistente e visível à distância. Dentre os dois predadores abaixo, qual deles você escolheria para o controle biológico desta praga? Porque?

 

15) Qual dos dois insetos representados abaixo (A ou B) poderia ser um parasitóide de ovos? Porque?

 

16) O que são insetos parasitóides?
17) Que tipos de insetos carnívoros podemos encontrar na natureza?
18) Como você poderia distinguir um inseto predador de um parasitóide ?
19) Qual a diferença básica entre parasita e parasitóide ?
20) Por que o tempo gasto para atacar uma presa ou hospedeiro é tão importante para predadores, parasitóides e parasitas ?
21) Que tipo de relações poderiam ocorrer entre a energia utilizada por um predador e o tamanho de sua presa ?
22) Cite e caracterize as possíveis estratégias de forrageamento utilizadas por predadores.
23) Como parasitóides e predadores especializados utilizam odores do ambiente para localizar seus hospedeiros e presas ?
24) Que vantagens o parasitóide teria ao utilizar pistas químicas para localizar o seu hospedeiro ?
25) Na natureza vespas são predadores importantes de larvas da mosca das frutas (= bicho da goiaba). Como este tipo de predador generalista poderia encontrar uma larva bem nutrida dentro de um fruto ?
26) O que é forésia e como este fenômeno poderia ser utilizado por um parasitóide para garantir o seu hospedeiro ?
27) Quais os tipos de adaptações morfológicas podem ser encontradas nos insetos predadores ?
 28) Por quê insetos predadores que utilizam a estratégia "senta e espera" possuem uma gama de presas mais restrita que insetos de "busca ativa"?
29) Um mesmo predador poderá modificar sua estratégia de forragemento em função da densidade de suas presas ? Como ?
30) A maioria dos insetos predadores parece ser polífaga (alimenta-se de várias espécies de presas), enquanto a maioria dos parasitóides é especialista (parasita poucas espécies de insetos). Com base nesta afirmativa, qual dos dois grupos de insetos carnívoros teria mais condições de manter suas populações no ambiente em condições de escassez de uma presa ou hospedeiro em particular ? Explique.
31) Como você poderia explicar a emergência de vários parasitóides adultos a partir de uma lagarta que foi atacada, apenas uma vez, por uma fêmea parasitóide ?
32) Como uma fêmea parasitóide pode reconhecer que um dado hospedeiro já foi atacado por outra fêmea da espécie ou mesmo outro tipo de parasitóide ?
33) Quais fatores intrínsicos do predador impedem que sua taxa de predação permaneça infinitamente relacionada com o aumento da densidade populacional da presa ?


 

 

Last modified: Sunday, 10 June 2012, 5:10 AM