Introdução
Os insetos são o maior grupo animal da terra nos tempos atuais. Eles ultrapassam todos os outros em tamanho e ocorrem praticamente em todos os lugares. Muitos insetos são extremamente valiosos para nós humanos, e a sociedade atual deve sua forma à eles.
Através da poliniza
ção eles tornam possível a produção de diversas plantas agrícolas, como frutas, verduras, algodão e outras. Eles também produzem mel, seda, e outros produtos de valor comercial; servem de alimento para pássaros, peixes e outros animais de interesse. Têm sido utilizados na medicina e em pesquisas científicas, algumas vezes como modelos biológicos.
Alguns insetos podem ser extremamente maléficos, como as pragas agriculturais ou mesmo pragas de produtos estocados, além de alguns transmitirem uma série de doenças sérias para a saúde humana ou para animais de uso humano.O que éinseto?

O que é entomologia?
Entomologia é uma palavra que deriva das terminações gregas "entomos" que significa insetos e "logos" que significa ciência, estudo.

 

Porquê estudar insetos?
Como foi dito, alguns insetos podem constituir pragas agrícolas extremamente sérias, capazes de gerar prejuízos de milhões de dólares. Precisamos conhecê-los para poder controlá-los. Além disso, os insetos servem como modelos biológicos e evolutivos para outros seres, devido ao seu tamanho reduzido e ciclo de vida curto; assim podem ser facilmente criados em laboratório. Há ainda um outro problema por trás disso tudo, que é a questão ética. Muitas pesquisas são feitas com insetos porquê não podem ser feitas com outros animais.

Importância (ponto de vista do homem)
É difícil, mas não impossível estimar o valor dos insetos para a sociedade humana em dólares. O serviço de poliniza
ção gira em torno de $19 bilhões de dólares por ano somente nos Estados Unidos, e os produtos comerciais por eles gerados em torno de $300 milhões de dólares por ano. Sem levar em conta o papel dos insetos entomófagos, como controladores naturais das populações de outros insetos que podem constituir pragas.
Alguns insetos têm importância médica por causarem doenças em animais ou em homens, outros por estarem sendo utilizados para o tratamento de doenças. O estudo dos insetos têm ajudado muitos cientistas a resolverem problemas relacionados com hereditariedade, evolu
ção, sociologia e outras questões mais.
Muitos insetos são importantes por fazerem parte da teia trófica de outros animais de interesse para a nossa sociedade, como algumas aves, peixes e alguns mamíferos. Em alguns lugares do mundo ainda, os insetos servem de alimento para humanos diretamente (gafanhoto com mel e chocolate - MX), ou indiretamente (mel de abelha, mel de formigas, etc).

Importância dos insetos (para o ecossistema)
Os insetos geram diversos benefícios para o homem, assim como em todos os ecossistemas onde estão presentes. Por exemplo, a reprodu
ção sexuada em algumas angiospermas só é possível graças aos polinizadores. Eles estão presente em todos os níveis tróficos, com exceção dos produtores (consumidores de primeira ordem (herbívoros): grilo, consumidores de segunda ordem (predadores): percevejos, consumidores de terceira ordem (parasitóides): Hymenoptera, consumidores de quarta ordem (hiperparasitóides): Hymenoptera, Detritívoros: cupins).

A diversidade dos insetos

1. Quantas espécies existem no mundo?
30 - 80 milhões?
3 - 8 milhões?
Insetos: aprox. 50% disso

2. Por que insetos são tão diversos?
Os insetos são encontrados em quase todas as partes do planeta. Hã espécies que vivem nos desertos, em lugares extremamente quentes, outros são encontrados em montanhas muito altas, em lugares frios.
Existem diversas teorias que tentam explicar tamanha diversidade e abundância. Uma possível explica
ção refere-se à sua capacidade reprodutiva. A maioria dos insetos produz uma grande quantidade de filhotes, e alguns chegam a produzir várias gerações por ano. Isso permite uma adaptação mais rápida com relação s alterações do ambiente e às catástrofes, e também ao uso de inseticidas.
Um outro fator de relevância é o seu tamanho reduzido. Ha várias vantagens em ter tamanho pequeno:
* Os indivíduos requerem menos energia e tempo para completar seu ciclo de vida
* Os insetos podem esconder-se de predadores facilmente em microhabitats
* Por causa também dos microhabitats eles podem ocupar um número maior de habitats, comparado com animais de grande porte
* Sistema muscular eficiente
* Utilizam radia
ção solar pra se aquecer
* Utilizam ajuda do vento para se movimentar, o que permite um deslocamento a grandes distâncias
Os insetos possuem o sistema sensorial e neuromotor mais organizado que outros invertebrados, olhos desenvolvidos, asas (o que permite um maior deslocamento, etc.) e seis patas que geralmente têm morfologia distinta em adapta
ção ao tipo de habitat que o indivíduo ocupa.
Outro fator importante é o fato de que eles realizam metamorfose, o que implica em mínima competi
ção intra-específica, vez que jovens e adultos não compartilham mesma alimentação , alm de aumentar as chances de sobrevivência a problemas ambientais

 

3. Por que insetos são pequenos?
-Ausência de endo-esqueleto que não permite crescer muito
-Sistema respiratório por difusão via traquéias.