1) Considerando as variações de temperatura existentes no hábitat cite duas maneiras que tornam possíveis os insetos se ajustarem a estas variações, e porque eles as utilizam. Tente fazer um paralelo com os mamíferos.
2) Descreva 1 característica morfológica para que um inseto tenha maiores chances de sobrevivência e 1 característica morfológica para maior sucesso reprodutivo quando sendo:
a) um predador terrestre
b) um inseto aquático
c) um parasitóide de lagartas broqueadoras
3) Suponha que você foi contratado para fazer um levantamento completo das espécies de insetos e ácaros da mata da Biologia, na UFV. Qual desses dois grupos você espera que seja mais diversificado? Por quê?
4) De modo geral, existem mais espécies de insetos fitófagos do que espécies de insetos detritívoros (i.e., que comem detritos). Forneça uma explicação para este fenômeno.
5) Suponha que você foi contratado para fazer um levantamento completo das espécies de insetos da mata da Biologia, na UFV. Considerando insetos adultos somente, você espera encontrar mais espécies aladas ou mais espécies ápteras? Por quê?
6) Insetos e plantas angiospermas são dois grupos bastante diversificados (isto é, com muitas espécies). Forneça uma explicação para tal fato.
7) Por que todas as regiões semelhantes (todas as florestas tropicais) não têm as mesmas espécies.
8) Por que existem no mundo mais espécies de insetos do que espécies de ácaros?
9) Por que os insetos apresentam corpo diminuto?
10) Por quê os entomólogos abordam linhas de pesquisa como evolução, ecologia, comportamento, anatomia, fisiologia, bioquímica e genética, para o estudo dos insetos?
11) Por quê são indispensáveis os insetos nos ecossistemas?
12) Além dos benefícios ecológicos e econômicos que trazem alguns insetos à humanidade, em quais outras áreas são utilizados e considerados como benéficos? Por quê?
13) Por quê não são considerados os insetos como fonte nutritiva para os humanos, sendo que ao igual que outros animais invertebrados possuem uma rica composição dietética (calórica, proteínica, vitamínica e de minerais)?
14) Por quê a diversidade de certos grupos de insetos muda de local para local?
15) Por quê se estima que os insetos atinjam quase o 50% do total de espécies de seres vivos?
16) Por quê são consideradas as interações dos insetos com outros seres vivos (plantas e outros insetos) como fontes de diversificação de espécies?
17) Por quê se afirma que o homem tem contribuído à perda de endemismo no número de espécies de insetos em determinados locais, e consequentemente, no incremento de espécies de insetos cosmopolitas?
18) Por quê os insetos como os outros seres vivos, apresentam vários nomes vulgares em diferentes regiões, que dificultam sua verdadeira identificação?
19) Por quê tem sido utilizado o sistema de classificação de Lineo para nomear as diferentes espécies de insetos? Em que consiste este sistema?