1) Observou-se que uma vespinha ordem Hymenoptera reproduzia-se sem fecundação. Em determinada circunstância produzia somente machos, mas em outras circunstâncias produzia machos e fêmeas. Que tipo de reprodução tem este inseto?
2) Como é possível que as fêmeas armazenem o esperma recebido pelo macho durante a cópula? Que estrutura está envolvida neste armazenamento?
3) O que você entende por partenogênese? Quais os tipos que conhece e quais são suas características?
4) Dentre os passos da reprodução dos Lepidópteros que incluem a localização do parceiro, acasalamento e oviposição existe o envolvimento de semioquímicos. Qual destes eventos seria mais afetado se retirássemos as antenas dos machos? Por quê?
5) A partenogênese arrenótoca (que só produz machos) é um fenômeno comum nas vespinhas que parasitam ovos de outros insetos. Como você poderia explicar a existência de fêmeas na população destas vespas?

6) A partenogênese telítoca (que só produz fêmeas) é um fenômeno comum nas vespinhas que parasitam ovos de outros insetos. Como você poderia explicar a existência de machos na população destas vespas?

7) Explique a poliembrionia?
8) A estrutura dos machos transferida às fêmeas durante a cópula que permite o armazenamento de esperma por longo tempo é:
9) Na reprodução dos Lepidópteros (borboletas e maripôsas) sabemos que a localização do parceiro, côrte , acasalamento e oviposição são mediados por semioquímicos. Em que etapa deste processo você espera a maior participação dos cairomônios? Explique sua resposta.
10) Na reprodução dos Lepidópteros (borboletas e maripôsas) sabemos que a localização do parceiro, côrte e acasalamento, e oviposição são mediados por semioquímicos. Em que etapa deste processo você espera a maior participação dos feromônios? Explique sua resposta.
11) Alguns insetos não apresentam dimorfismos sexuais aparentes e no entanto as fêmeas são capazes de discriminá-los ativamente. Como você explicaria tal fato?
12) Muitos insetos são sexualmente dimórficos onde o macho é geralmente mais ornamentado que a fêmea. Que razões de natureza evolutiva poderiam levar a tais diferenças?
13) Explique alguns mecanismos utilizados pelos insetos a fim de garantir seu sucesso reprodutivo?
14) Como um inseto pode localizar seu parceiro para o acasalamento?
15) Qual o "sinal" utilizado pelas fêmeas de lepidópteros para "mostrar" que estão aptas à reprodução?
16) Qual a importância da corte no sucesso reprodutivo de uma espécie?
17) A corte pode auxiliar no reconhecimento do parceiro? Por quê?
18) Que características podem favorecer um indivíduo durante uma disputa POR UMA FÊMEA?
19) Por que os insetos são considerados "bons organismos" para o estudo de seleção sexual?
20) Presentes nupciais são oferecidos às fêmeas de algumas espécies de insetos. Comente sobre esta estratégia.
21) O que é o espermatóforo?
22) Onde o esperma é estocado na fêmea?
23) Como ocorre a fertilização dos ovos?
24) Acasalamentos múltiplos são comuns em muitas espécies de insetos. Como um macho pode garantir a descendência de uma prole?